segunda-feira, 26 de abril de 2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Chocolate? Batata frita e refrigerante? Estes alimentos engordativos e que levam a um processo metabólico que desencadeia a obesidade e doenças coronarianas devem ser consumidos com moderação e sempre acompanhados daqueles que amenizam tudo isto. Um novo estudo da Universidade da Florida mostrou que fitoquímicos presentes em vegetais (frutas, legumes, folhosos - principalmente os verde escuros - nozes, sementes e leguminosas) devem ser consumidos antes dos alimentos engordativos a fim de amenizar a inflamação e o estresse oxidativo. De acordo com os autores da pesquisa, publicada no Journal of Human Nutrition and Dietetics, indivíduos que consomem estes alimentos com regularidade são mais magros mesmo consumindo o mesmo valor calórico daqueles com sobrepeso ou obesidade, mas que não tem uma dieta variada e rica em fitoquímicos. Isto porque dietas pobres em alimentos vegetais afetam a saúde ao longo do tempo, aumentam a inflamação e o estresse oxidativo desencadeando danos nas células que se defendem acumulando energia (gordura). Como os fitoquímicos possuem propriedades antioxidantes eles auxiliam no combate aos radicais livres. Exemplos incluem a aliina do alho, o licopeno dos tomates, melancia e goiaba, isoflavonas da soja, beta caroteno dos vegetais alaranjados e antocianinas das uvas. Assim, se você quer perder peso inclua mais frutas, verduras, legumes e cereais não processados na sua alimentação. Pequenos passos a favor de uma dieta mais saudável pode significar menos quilos e uma chance bem menor de desenvolvimento de obesidade. O maior consumo destes alimentos também deixará menos espaço para alimentos mais gordurosos e com menor valor nutritivo, contribuindo também desta forma para a perda de peso.

ALHO

A alicina, composto orgânico que dá ao alho seu odor característico, age como um pontente antioxidante. De acordo com o químico Derek Pratt, quando a alicina é decomposta, o ácido sulfênico final reage com os radicais livres, inativando-os. Os novos resultados do pesquisador foram publicados na edição de janeiro/2009 do international chemistry journal Angewandte Chemie. Esta capacidade antioxidante dá ao alho uma capacidade protetora contra doenças inflamatórias e cardiovasculares, daí ser considerado um alimento funcional em muitos países. O alho também possui as vitaminas A, C, B2 e B6 além dos minerais ferro e silício.

AMÊNDOAS

Amêndoas são ricas em vitamina E e outros minerais, tendo propriedades importantes como o auxílio na redução dos níveis de colesterol sanguíneos. Recentemente, o Institute of Food Research identificou potenciais efeitos prebióticos das amêndoas.
Os prebióticos são substâncias derivadas de fibras alimentares, ou seja, de carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, possuindo desta forma uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas. As bactérias boas do nosso intestino utilizam estes prebióticos para sua multiplicação e crescimento protegendo ainda mais nosso organismo contra substâncias patogênicas. Além da manutenção da flora intestinal os prebióticos ainda são estímulo à motilidade intestinal, melhoram a consistência das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal, e facilitam a eliminação do excesso de glicose (açúcar), colesterol e substâncias tóxicas.

CLOROFILA

A clorofila é um pigmento fotossintético presente em todas as plantas. Sua mais importante função é a canalização da energia da luz solar em energia química o que torna possível a produção do oxigênio que respiramos. Contudo esta não é sua única propriedade que também inclui atividade anticancerígena e melhoria dos sistemas de desintoxicação do corpo. Para aumentar o consumo de clorofila ingira mais vegetais (principalmente os verde escuros) na forma de salada, suflês, bolos e sucos.

Receitinhas de suco de clorofila:

- Com chá verde:
1/2 xícara de chá verde
1 cenoura média
1/4 de pepino
2 maçãs
2 folhas de couve
1 punhado de salsinha

Lave bem a cenoura e corte-a em pedaços. Descasque a maçã e retire o miolo. Lave muito bem as folhas de couve e a salsinha. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns instantes. Acrescente água se achar necessário. Sirva a seguir.

- Com suco de laranja:
1 xícara (chá) de folhas de agrião
1 copo de suco de laranja
2 folhas de couve
½ cenoura ralada

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em copos altos e enfeite com folhas de agrião e rodelas de laranja. Sirva com gelo.

- Com gengibre
Alface - 1 pé
Couve - 2 folhas
Pepino - 1/2 und
Maçã- 2 und
Limão- 1/4 und
Laranja - 3 und
Gengibre - 1 rodela fininha

Passe tudo na centrífuga e sirva gelado.

SILIMARINA

A silimarina é um bioflavonóide extraído da planta Milk Thistle (Silybum marianum) cujos efeitos benéficos incluem:

- Efeito detoxificante e protetor hepático;- Efeito protetor celular contra danos tóxicos;- Estimula a regeneração hepática;- Previne diversos tipos de câncer (fígado, pele, estômago,mama e próstata;- Efeito antioxidante potente.

ORÉGANO

O orégano é uma erva aromática muito utilizada na culinária. O que muita gente não sabe é que além de conferir à pizza seu sabor típico, o orégano ainda atua como um antiinflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no manjericão, no alecrim, na canela, e na pimenta preta. Esta substância também parece ter um efeito protetor contra a osteoporose e a aterosclerose.

BATATA YACON

O yacon é uma raiz tuberosa, oriunda da região Andina, que tem sido considerada em alguns países como alimento funcional em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos - assim como a sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde. O conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon). O conteúdo do carboidrato inulina (um adoçante natural de baixa caloria) na batata yacon é grande, conferindo à mesma um sabor de pera ou melão.

A inulina (1 kcal/g) tem um conteúdo calórico menor do que o dos outros carboidratos (4 kcal/g), já que são menos digeridos devido ao tipo de ligação química do composto. Por isto, este tipo de batata vem sendo utilizada com pesquisas em diabéticos já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

A menor digestão faz também, com que a inulina chegue quase que integralmente no intestino grosso onde é fermentada pelas bactérias ali presentes. Os ácidos produzidos durante a fermetação são fundamentais para a saúde do cólon e do corpo como um todo.

A yacón também melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais. Para tanto, a mesma deve ser consumida na quantidade aproximada de 100g, antes do almoço e do jantar.
A forma de consumo da batata yacon é crua, como fruta, ao contrário de outros tipos de túbérculos como batata doce e batata inglesa, que são geralmente apresentadas cozidos, assados ou fritos).

AZEITE DE OLIVA

O azeite de oliva é um alimento importante uma vez que fornece ácidos graxos (gorduras) boas e, também possui propriedades antiinflamatórias. Agora, um grupo de cientistas da Universidade de Granada (Espanha) mostraram um poder antioxidante do azeite extra virgem. Para outros trabalhos sobre o efeito antioxidante do azeite os pesquisadores recomendam o uso do método ABTS.

Outros benefícios do azeite de oliva:
- Controle do colesterol LDL ("ruim");
- Diminuição da incidência de pedras na vesícula;
- Redução do risco de câncer de cólon.

PS: o azeite extra-virgem é o mais saudável visto que sofre menos processamento, sendo extraído logo na primeira prensagem das azeitonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário